Física
Um arqueiro dispara uma flecha de modo a conseguir o máximo alcance com velocidade v = 30 m/s. Considerando a flecha como sendo uma partícula e desprezando-se a resistência do ar, qual é aproximadamente a altura máxima em relação ao arqueiro atingida pela flecha?
(A) 176 m
(B) 88 m
(C) 44 m
(D) 22 m
(E) 11m
OBs: resposta é a D mais como ?? Resposta: Alcance máximo se consegue com ângulo de 45º.
V2=Vo2-2gHmax
0=225.2-20Hmax
Hmax=22,5m/s (próximo de 22)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CINEMÁTICA ANGULAR
Deslocamento Angular
Consideremos uma partícula movendo-se sobre uma circunferência de raio R, indo de um ponto A a um ponto B.
O comprimento do arco é a variação de espaço s.
O ângulo central , oposto ao arco , é chamado deslocamento angular.
Quando este ângulo é medido em radianos temos:
Exemplo
Uma partícula move-se sobre uma circunferência de raio R = 4,0 m indo do ponto A ao ponto B. Calcule o deslocamento angular em radianos e a variação de espaços.
Resolução
Assim:
LEI DA INERCIA
A primeira lei de Newton diz que qualquer corpo permanece em repouso, ou continua com movimento retilíneo uniforme,se sobre ele não atuar nenhuma força ou se a resultante das forças que atuam sobre esse corpo for nula.
A inércia é a propriedade fundamental de todos os corpos que permite que estes resistam a qualquer alteração do seumovimento e está relacionada com a massa destes. Deste modo, um corpo em repouso permanece em repouso, a nãoser que sobre ele atue uma força exterior, e um corpo em movimento permanece em movimento retilíneo uniforme, anão ser que fique sujeito a uma força exterior.
EXERCICIO RESOLVIDO:
1) Um objeto move-se em linha reta com velocidade constante, sob a ação de um sistema de forças. O movimento é horizontal, da esquerda para a direita. Para onde aponta a resultante das forças que atuam no objeto.