Física
GENERALIDADES
Física é a ciência que estuda os fenômenos da natureza. Tradicionalmente ela é dividida em física clássica e física moderna. A primeira trata do estudo da mecânica, termologia, óptica, ondulatória, eletromagnetismo; a segunda estuda os fenômenos ligados à Mecânica Quântica e a Teoria da Relatividade
A mecânica é a ciência do fenômeno do movimento. Todo fenômeno do movimento se realiza no espaço e no tempo. Daí pressupõe-se,como premissa necessária, a Geometria. As idéias primitivas destas apresentam como seu primeiro conceito fundamental a noção de tempo. A mecânica compreende o estudo da cinemática, e da dinâmica (onde se considera como caso particular a estática)
A cinemática analisa e discute de que modo durante o movimento variam, em relação ao tempo, as características geométricas das figuras ou sistemas de pontos concebidos como rígidos ou como deformáveis. É o estudo geométrico do movimento. Difere da geometria unicamente pela introdução da noção de tempo. A s causas determinantes ou que modificam do movimento são estudadas pela dinâmica, a qual compreende como caso particular a estática cujo fim é estabelecer as condições de equilíbrio dos corpos. Alem das noções cinemáticas, estão na base da dinâmica os conceitos de massa e força.
Sendo uma ciência quantitativa, a Física requer matemática para a expressão de suas idéias; a matemática é a linguagem da física. Um bom conhecimento de cálculo é necessário para a formulação e solução de problemas.
Medidas e unidades
A compreensão de um fenômeno é incompleta se não resultar em informação quantitativa. Para isso é necessário que se possa medir uma propriedade física. Segundo Lord Kelvin o conhecimento só é satisfatório quando se pode exprimir por meio de números.
Medir é um processo de atribuição de um número a uma propriedade física como resultado de comparação entre quantidades semelhantes, sendo uma delas padronizada e adotada como unidade.
Sistema de unidades-