Física
Física Teórica I
Sistemas de Medidas
Na física existem relações entre as grandezas físicas, dentre essas relações temos o comprimento, o tempo, a força e a temperatura. Por esse motivo precisamos definir precisamente essas grandezas e ainda defini-las com exatidão.
Para medirmos qualquer grandeza física precisamos compará-la com um valor unitário da grandeza precisamente definida.
Para medirmos a distância entre dois pontos, precisamos comparar essa distância com uma unidade padrão de distância, o metro é uma delas. Dizer que um prédio possui 30 metros quer dizer que ele é igual a 30 vezes o comprimento da unidade do metro.
A medida de toda a grandeza física precisa sempre ter um número e uma unidade de medida. Por exemplo: “… o tempo gasto é de 20 segundos…”, note que se não usássemos a unidade a grandeza perdia o sentido, veja: “… o tempo gasto é de 20…”.
Temos a sorte de as grandezas físicas poderem ser expressas por um pequeno número de unidades de medidas fundamentais como o tempo, a massa e o comprimento. Por exemplo: A velocidade fica bem definida com uma unidade de medida de comprimento (m ou km) e uma de tempo (s ou h). A velocidade é dada por m/s ou km/h Sistema Internacional (SI)
No SI o sistema de unidade padrão de comprimento é o metro (m), de tempo é o segundo (s) e de massa é o quilograma (kg).
Metro (m): O metro foi escolhido de forma que a distância entre a linha do equador ao pólo norte passando pelo meridiano de Paris, fosse igual a 10 milhões de metros. Tal medida resultou em um protótipo feito em platina iridiada, que ainda hoje é conservado no Bureau Internacional de Pesos e Medidas, na França, e que constitui o metro-padrão.
Hoje em dia o metro é definido como sendo o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo, durante um intervalo de tempo de 1/299.792.458 de segundo. O trajeto total percorrido pela luz no vácuo em um segundo se chama segundo luz.
Segundo (s): Foi definido originalmente