Física
INSTITUTO DE FÍSICA – IF
FUNDAMENTOS DA FÍSICA
ALUNO: ERICKSON GOMES BRÁZ
CONSERVAÇÃO DO MOMENTO LINEAR
Em um sistema físico fechado, que não troca matéria com o meio externo nem possui forças agindo sobre ele, o momento total é constante. Esta situação é conhecida como conservação do momento linear.
Uma das aplicações mais importantes na conservação do momento linear são as colisões. Quando dois corpos colidem, eles ficam em contato durante um intervalo de tempo muito pequeno quando comparado ao tempo durante o qual os corpos são observados.
Durante a colisão, os corpos ficam sujeitos a uma força que varia com o tempo de maneira complicada. Forças como essa, que atuam durante um intervalo curto de tempo, comparado com o tempo de conservação do sistema, são denominadas de forças impulsivas. A figura abaixo mostra um exemplo de colisões:
Na figura acima, temos uma colisão perfeitamente elástica, pois, é o tipo de choque que ocorre quando, após a colisão, os corpos seguem separados, com velocidades diferentes, e o sistema não perde energia cinética.
Podemos citar aqui um outro sistema de conservação do momento linear, fazendo uma relação com a primeira Lei de Newton, que diz que um corpo permanece em repouso ou continua a se mover num movimento retilíneo uniforme na mesma direção se todas as forças agindo sobre ele estão em equilíbrio. Assim, se todas as forças agindo sobre um corpo estão em equilíbrio, então o sistema é isolado. Portanto a primeira lei de Newton afirma que a velocidade de um corpo isolado continua constante.
Como p = m.v, então p é constante, o que concorda com a lei de conservação do movimento.
Na figura abaixo, temos um exemplo da primeira Lei de Newton:
Figura 2: primeira lei de Newton
Vamos considerar o pêndulo como nos mostra a figura abaixo:
Figura 3: