Física
Rotação é um movimento que força todos os pontos de um sólido rígido a descrever arcos de igual amplitude, pertencentes a circunferência cujos centros se acham em uma mesma reta ou eixo de giro, a qual pode ocupar qualquer posição no espaço.
Para o estudo da dinâmica dos corpos em rotação, introduziu-se o conceito de sólido rígido ou corpo formado por um conjunto de pontos materiais cujas distâncias permancem invariáveis. Um sólido rígido está animado de um movimento ou rotação quando ele se move ligado a dois pontos fixos, que podem ser interiores ou exteriores a ele. A linha que une os citados pontos fixos é o eixo de giro, e os pontos de um sólido em seu movimento descrevem circunferências em um plano perpendicular ao eixo de giro e cujos centros se encontram sobre o dito eixo.
A cinemática dos corpos rígidos trata dos movimentos de translação e rotação. No movimento de translação pura todas as partes de um corpo sofrem o mesmo deslocamento linear. Por outro lado, no movimento de rotação pura as partes de um corpo descrevem trajetórias circulares cujos centros situam-se sobre uma mesma reta – chamada de eixo de rotação. No movimento de rotação pura todas as partes de um corpo sofrem o mesmo deslocamento angular. O movimento que se aproxima mais de uma situação real é aquele que incorpora tanto a translação quanto a rotação.
Legenda: O que caracteriza o movimento em geral é a variação do vetor de posição. Dizemos assim que houve movimento se o vetor de posição r passou para outro vetor de posição r'.
O movimento de rotação é bastante comum no nosso mundo físico. Hoje sabemos que o nosso mundo - a Terra - está em rotação em torno de um eixo imaginário no espaço. Em espetáculos de patinação artística no gelo, freqüentemente se vê uma patinadora girar em torno de si mesma com os braços abertos na horizontal, e ao encolher os braços sobre o peito, nota-se que a sua velocidade angular aumenta consideravelmente. A distribuição de massa do corpo