Física
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
Em vários aspectos da nossa vida estão presentes os movimentos harmônicos simples, como por exemplo, o movimento de uma corda de violão, de um pêndulo ou de uma mola. Esses objetos realizam movimentos oscilatórios em torno de uma posição de equilíbrio, caracterizado por um período e por uma frequência.
O movimento harmônico simples é um movimento muito comum e básico, por exemplo, o de um corpo sólido preso a uma mola, no equilíbrio, a mola não exerce força sobre o corpo. Quando o corpo é deslocado de uma distancia X a partir de sua posição de equilíbrio, a mola exerce sobre ele uma força –Kx, dada pela lei de Hooke.
Fx=-Kx
Onde K é a constante de força da mola, uma medida de sua rigidez. O sinal negativo indica que a força é uma força restauradora; isto é, ela tem o sentido oposto ao do deslocamento a partir da posição de equilíbrio.
Um movimento harmônico simples obedece à relação: xt=xmcos(ωt+φ) MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES AMORTECIDO Uma mola ou um pêndulo, quando largados oscilando, acabam por parar, por que a energia mecânica é dissipada por forças de atrito. Tal movimento é dito amortecido. Se o amortecimento e suficientemente grande como, por exemplo, um pêndulo mergulhado na água, o oscilador não chega a completar nem um ciclo de oscilação, limitando-se a retornar ao equilíbrio com uma rapidez que se aproxima de zero à medida que o corpo se aproxima da posição de equilíbrio.
A força de amortecimento exercida sobre um oscilador pode ser representada pela expressão:
Fd=-bv
OBJETIVOS
O principal objetivo deste trabalho é mostrar como são computadas as expressões do movimento harmônico simples e do movimento harmônico simples amortecido, utilizando um sistema de álgebra computacional, o Maple 13. O desenvolvimento do trabalho será detalhado como foi utilizado cada símbolo matemático que gerou uma determinada expressão, seja na sua forma genérica ou algébrica, além das expressões, o Meple também