Física I
2) Uma partícula, em trajetória retilínea, tem equação horária dos espaços dada por: S = 1,0 t3 – 12 t + A ( SI ), válida para t ≥ 0. Determine o valor da constante A para que a partícula pare na origem dos espaços.
3) Dois carros, A e B, descrevem simultaneamente uma mesma trajetória e no mesmo sentido com equações horárias dos espaços dada, no SI por: SA = 10 t + 150 e SB = 50 + 6,0 t + 1,0 t2. Determine:
a) O instante em que as suas velocidades se igualam.
b) Os instantes em que a distância entre eles é de 68 m.
4) Um estudante da Unimar faz um percurso de Marília a Bauru, em duas etapas: o primeiro trecho é percorrido com velocidade escalar média de 25 m/s e o segundo trecho com velocidade escalar média de 75 km/h. Sabendo que o tempo gasto no segundo trecho foi o dobro do tempo gasto no primeiro trecho, determine a sua velocidade escalar média em todo o percurso.
5) Considere que a distância entre duas localidades, A e B, seja de 900 km e o percurso seja praticamente uma reta. Uma moto indo da cidade A para cidade B, faz um terço do caminho a 120 km/h, outro terço a 80 km/h e o restante a 60 km/h. Determine a velocidade escalar média da moto em todo o percurso.
6) Percorrendo-se uma distância d a 30 km/h, gastam-se 2,0 horas a menos do que se a percorresse a 12 km/h. Determine a distância d.
7) Um veículo faz um percurso de 140 km em 3,0 horas. Os primeiros 40 km ele faz com certa velocidade escalar média e os restantes com velocidade escalar média que supera a primeira em 10 km/h. Determine a sua velocidade escalar média no segundo trecho do percurso.
8) Um partícula desloca-se com velocidade de 17 m/s. Um observador ouve o barulho do impacto do móvel contra um obstáculo 10,5 segundos depois da passagem do móvel por ele.