Física e biofisica
O gráfico que representa as fases em função da pressão e da temperatura é chamado de diagrama de fases. A fase na qual uma substância se apresenta depende de suas condições de pressão e temperatura, desta forma dizemos que há pares de valores dessas duas variáveis que correspondem à fase sólida, pares que correspondem à fase líquida e pares que correspondem à fase gasosa.
Para sabermos identificar cada fase e curva no diagrama de fase, precisamos entender os estados físicos da matéria e suas mudanças.
Fusão: é a passagem de uma substância do estado sólido para o estado líquido.
Vaporização: é a passagem de uma substância do estado líquido para o estado gasoso.
Sublimação: é a passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado de vapor ou de estado de vapor para estado sólido.
Usamos essa três mudanças de fases para dar nomes as curvas do diagrama de fases.
Diagrama de fase da água
A curva que divide as regiões de sólido e líquido é a curva da fusão. Os pontos situados nessa curva correspondem a valores de pressão e temperatura em que a substância se funde.
A curva que divide as regiões de líquido e vapor é a curva de vaporização. Os pontos situados nessa curva correspondem a valores de pressão e temperatura em que a substância entra em ebulição.
A curva que divide as regiões de sólido e vapor é a curva de sublimação. Nessa curva a passagem direta de sólido para vapor.
As três curvas se encontram em um ponto T chamado de ponto triplo ou tríplice. Esse ponto está na intersecção das três regiões: sólido, líquido e vapor, sendo assim, o ponto T corresponde a situação em que podemos ter em equilíbrio as três fases.
A curva de vaporização tem um segundo ponto bem definido, o chamado ponto crítico. O estado definido pelo ponto crítico permite que a substância se apresente em equilíbrio nas fases gasosa e líquida, com pressão, temperatura e densidades iguais. Esse ponto é definido pela pressão