Física Vetores
Os vetores que estiverem com setas indicando a mesma direção, módulo, sentido, e com o mesmo tamanho, são vetores EQUIPOLENTES.
Os vetores que estiverem com setas indicando a mesma direção, módulo, sentido CONTRÁRIO, e com o mesmo tamanho, são vetores OPOSTOS. E, se os vetores OPOSTOS, tiverem com as setas se “colidindo”; uma de frente para a outra, numa mesma reta suporte, são vetores DIRETAMENTE OPOSTOS.
*******
Quando um vetor é multiplicado por um escalar negativo, a direção do vetor original é mantida, porém, o seu sentido é invertido; oposto.
Quando um vetor é multiplicado por um escalar positivo, a direção do vetor original é mantida, e o seu sentido, continua o mesmo.
*******
O método da linha poligonal, é, basicamente, a extremidade do vetor (ponta da seta), na origem do vetor (começo da seta), e a reta resultante, é uma seta desenhada desde a última extremidade, até a primeira origem, que é a soma desses vetores. Para achar a reta resultante, é preciso “fechar” um triângulo, fazendo a operação do teorema de Pitágoras.
*******
A regra do paralelogramo consiste em juntar apenas DUAS origens, consequentemente, apontando para a mesma direção. Depois, é dada uma continuidade à essas setas, fechando um paralelogramo; traça-se setas paralelas de um vetor para o outro. Usa-se o sinal positivo. Para encontrar o módulo desta resultante, é: lSl²= lal²+lbl²+2.lal.lbl.cosþ(cosseno do ângulo de origem), para de mesmos sentidos. Os opostos o cálculo é: lSl²= lal²+lbl²-2.lal.lbl.cosþ. Para determinar o módulo de S, é preciso saber o valor do módulo de a, b e cosþ. Quando o ângulo þ, tem valor 0 graus, estão apontando para o mesmo sentido, e são