Física: Usinas Termelétricas e Nucleares
USINAS TERMÉLETRICAS E USINAS NUCLEARES
ALUNO:
TURMA:
ANO:
PROFº:
------, 00 DE --------- DE 2015.
Usinas Termelétricas e Nucleares: Como funcionam? Usina termoelétrica ou termelétrica é uma instalação industrial usada para geração de eletricidade a partir da energia liberada por qualquer produto que possa gerar calor, com bagaço de diversos tipos de plantas, restos de madeira, óleo combustível, óleo diesel, gás natural, urânio enriquecido e carvão natural. Nas termelétricas a fonte de calor aquece uma caldeira com água gerando vapor d’água em alta pressão, e o vapor move as pás da turbina do gerador.
Usina nuclear é uma instalação industrial empregada para produzir eletricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo uso de materiais radioativos que através de uma reação nuclear produzem calor. As centrais nucleares usam este calor para gerar vapor, que é usado para girar turbinas e produzir energia elétrica. Elas apresentam um ou mais reatores, que são compartimentos impermeáveis à radiação, em cujo interior estão colocados barras ou outras configurações geométricas de minerais com algum elemento radioativo (em geral o urânio). No processo de decomposição radioativa, estabelece-se uma reação em cadeia que é sustentada e moderada mediante o uso de elementos auxiliares, dependendo do tipo de tecnologia empregada.
Usinas Termelétricas e Nucleares: Vantagens e Desvantagens
As usinas termelétricas, em comparação com usinas hidrelétricas, são mais rápidas para se construir, podendo assim suprir carências de energia de forma mais rápida; podem ser instaladas em locais próximos às regiões de consumo, reduzindo o custo com torres e linhas de transmissão; são alternativas para países que não possuem outros tipos de fontes de energia. Porém, como são usados combustíveis fósseis para queimar e gerar energia, há uma grande liberação de poluentes na atmosfera. Estes poluentes são responsáveis pela geração do efeito estufa e do