Física Quântica
Com certeza você já ouviu falar ou ao menos já teve interesse em saber o que é física quântica.
No fim do século XIX, algumas características eram observadas em determinados materiais quando submetidos a determinadas temperaturas, pois esses materiais emitiam energia na forma de radiação. Nessa época, o que se denomina hoje como velha teoria quântica não conseguia explicar tais observações. Então, vários cientistas começaram a tentar explicar o que se tinha, mas foi Max Planck que teve a grande sacada de que a energia irradiada deveria possuir apenas valores bem definidos e não qualquer valor como se encontrava na Mecânica Clássica de Newton.
O termo “quântico” surge justamente do fato da energia ser discreta, ou seja, ela não pode conter valores quaisquer. Além disso, os valores permitidos para a energia deveriam ser proporcional a uma constante denominada constante de Planck cujo valor é um dos menores encontrados no mundo da física. Aconstante de Planck é representada pela letra h e a expressão para a energia encontrada por Planck foi:
E = h.v onde: E = energia h = constante de Planck v = frequência da radiação emitida
Observação: A constante de Planck vale aproximadamente h = 6,62 x 10-34 e sua unidade é o joule vezes segundo. h = 6.62 x 10-34J. s
Essa descoberta deu início ao novo mundo dafísica quântica e daí começou a construção de uma nova teoria. Depois de Planck, vieram vários outros cientistas importantes que ajudaram no desenvolvimento da nova teoria entre eles, Albert Einstein que em 1921 ganhou o prêmio Nobel por desenvolver a teoria correta para explicar o fenômeno do efeito fotoelétrico utilizando como base a teoria de Planck.
Os conceitos envolvidos nas teorias de Planck e de Einstein tiveram suma importância no desenvolvimento das propriedades existentes nos movimentos em escala atômica dando origem a nova e famosa mecânica ou física quântica.
A teoria da mecânica quântica pode ser entendida como