Física Prática - Princípio de Arquimedes
Nome da Faculdade, Nome do Curso, Xº Trimestre, turma.
Aluno 1; Aluno 2; Aluno 3.
Entregue a Nome do Professor, professor da disciplina Física B Prática.
Resumo: A prática realizada teve como objetivo principal analisar experimentalmente o princípio de Arquimedes, determinando de forma empírica o empuxo exercido por um líquido num corpo de prova.
Palavras-chave: Empuxo – Peso Real – Peso Aparente – Densidade – Dinamômetro.
I. Introdução
Arquimedes descobriu que todo corpo imerso em um fluido fica sob a ação de uma força vertical, com sentido oposto à este campo, aplicada pelo fluido, cuja intensidade é igual ao peso do volume do fluido deslocado. Tal experimento foi realizado com o objetivo de determinar o empuxo exercido e compará-lo com o valor teórico encontrado na literatura.
Para o cálculo do empuxo, utilizaram-se as fórmulas:
A. , (E=Empuxo; Pa=Peso aparente; Pr=Peso Real);
B. , (E=Empuxo; d=densidade do fluido; g=grafvidade=9,81m/s²; V=volume imerso);
C. (Desvio Padrão);
II. Experimento
Materiais utilizados:
Proveta;
Corpo de Prova;
Tripé;
Dinamômetro;
Régua.
Procedimento: Com o uso da régua, mediu-se a altura do corpo de prova (7,2cm), dividindo-o em seguida em quatro partes aproximadamente iguais (4 x 1,8cm). Após, colocou-se água à um volume inicial de 186mL na proveta, e com o auxílio do dinamômetro, pendurou-se o corpo de prova em um tripé móvel acima do volume de água. O valor inicial mostrado no dinamômetro, que se refere ao peso do corpo, foi anotado (0,62N), e então se ajustou a altura do tripé, de forma a imergir ¼ do volume do corpo de prova. Em seguida, os dados foram devidamente registrados, como volume deslocado e peso aparente (indicado no dinamômetro). O processo se repetiu conforme o volume imerso era alterado, aumentando-o em ¼, até que o corpo ficasse totalmente mergulhado.
Depois, foi necessário realizar os cálculos pelas fórmulas de letras A e B para determinar o empuxo exercido pelo