FÍSICA PARA CIÊNCIAS BIOLOGICAS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE –CSS
LUCAS AMORIM GOES
INTERDISCIPLINARIDADE: CÁLCULO, FÍSICA COM A BIOLOGIA.
FORTALEZA
2014
LUCAS AMORIM GOES
Interdisciplinaridade
CÁLCULO, FÍSICA COM A BIOLOGIA
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, como umas das notas de avaliação da disciplina de Física para Ciências Biológicas.
Professor: BENJAMIM GONDIM
FORTALEZA-CE
2014
1 INTRODUÇÃO
A INTERDISCIPLINARIDADE É BASICAMENTE A JUNÇÃO DE DUAS OU MAIS MATERIAS QUE FORMA UM CONTEXTO COMPLETO E COMPLEXO MAS COM HARMONIA ENTRE ELAS, ENTRE ELAS CONTENDO UM INTERRESE COMUM, QUE JUNTAS FORMAM UM CAMPO COMPLEMENTAR UMA A OUTRA. HOJE EM DIA PARA UMA MAIOR E MELHOR EFICACIA DO ENTENDIMENTO BIOLOGICO PRECISAMOS ABORDAR E USAR METODOS MATEMATICOS (LOGICO) PARA UMA MAIOR EXATIDÃO DO MESMO, E PARA ENTENDERMOS FENOMENOS DE CAUSAS CLIMATICA, BIOLOGICAS, E ENTENDIMENTO DE RACIOCINIO PRECISAMOS USAR A FISICA.
2 OBEJTIVOS
2.1 OBJETIVOS COM A MATEMATICA
CALCULAR E ANALISAR CERTA QUANTIDADE, OU PROBABILIDADE PODENDO ENVOLVER DIFERENTES ELEMENTOS MATEMÁTICOS COMO EQUAÇÕES, FUNÇÕES, TABELAS, GRÁFICOS, MATRIZES.
2.2 OBJETIVOS COM A FISICA
COMPREENDER COMO FUNCIONA PROCESSOS FÍSICOS, BIOQUÍMICOS E FISIOQUÍMICOS QUE OCORREM NOS SERES VIVOS, NO PLANO CELULAR, TISSULAR OU DOS ORGANISMOS.
3 RESUMOS FINAL
NESTE SENTIDO, OS MODELOS MATEMÁTICOS CONTRIBUEM COM A BIOLOGIA, NA MEDIDA EM QUE AUXILIAM NO ENTENDIMENTO DE RELAÇÕES EXISTENTES EM SEUS FENÔMENOS, NA SUA EVOLUÇÃO E NA TOMADA DE DECISÕES. POR OUTRO LADO, A BIOLOGIA CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA MATEMÁTICA, UMA VEZ QUE NOVOS CONCEITOS E TEORIAS MATEMÁTICAS PODEM SER ELABORADOS PARA LIDAR COM FENÔMENOS BIOLÓGICOS QUE NÃO POSSAM SER TRATADOS COM O FERRAMENTAL MATEMÁTICO EXISTENTE. DESTE MODO, AMBAS AS