Física - mecânica
A forma de uma Notação científica é: m . 10 e, onde m significa mantissa e E significa ordem de grandeza. A mantissa SEMPRE será um valor em módulo entre 1 e 10. Para transformar um número grande qualquer em notação cientifica, devemos deslocar a vírgula para a esquerda até o primeiro algarismo. Para com valores muito pequenos, é só mover a virgula para a direita, e a cada casa avançada, diminuir 1 da ordem de grandeza.
Cinemática é a parte da Mecânica que descreve o movimento, determinando a posição, a velocidade e a aceleração de um corpo em cada instante sem se preocupar com suas causas.
Conceitos iniciais:
Referencial - Um corpo está em movimento quando sua posição muda no decorrer do tempo. Deste modo, a noção de movimento e de repouso de um móvel é sempre relativa a outro corpo. O corpo em relação ao qual identificamos se um móvel está em movimento ou em repouso é chamado referencial.
Trajetória - A trajetória é considerada o espaço das posições ocupado por um corpo que se move. Ela é totalmente dependente do referencial, pois a trajetória es tá relacionada aos movimentos, que também depende do referencial.
Deslocamento - A posição de um objeto móvel pode variar à medida que ele se afasta ou se aproxima do referencial, e a essa variação de posição chamamos de deslocamento. O deslocamento de um móvel é representado por ΔS e corresponde à localização que o móvel ocupa no final do movimento menos sua posição no início do movimento. Usa-se a equação:
∆s = s – s0
onde ∆s é s variação de espaço, s é a posição atual e s0 o ponto inicial.
Velocidade - Para todo movimento podemos associar uma grandeza chamada velocidade que é o quociente entre a variação de espaço e a variação de tempo utilizado pelo móvel neste percurso. A velocidade mede a variação da posição do móvel no tempo, e nos