Física III
Neste trabalho falaremos dos materiais quanto sua condução elétrica. Das diversas formas que conhecemos em nosso dia-a-dia a respeito de condução de eletricidade, talvez não saibamos nada diante da abrangência deste tema, ou não da forma como será aqui apresentado.
Do ponto de vista da condutividade elétrica, os materiais podem ser divididos em quatro tipos básicos: condutores, dielétricos (isolantes), semicondutores e supercondutores. Desses, os mais conhecidos são os dois primeiros. Cada material possui suas características próprias, com isso passaremos a entender melhor todo o processo de eletrização entre substâncias portadoras essencialmente de carga elétrica, os elétrons e os prótons. Esta abordagem pode ser simplificada desprezando-se a atração gravitacional frente à interação eletromagnética. Podemos fazer outra simplificação, considerando apenas as cargas estacionárias. Eletrostática é a área do eletromagnetismo que aborda interações entre cargas estacionárias ou quase estacionárias.
Os materiais comuns são constituídos por átomos, os quais são constituídos de núcleo e eletrosfera. No núcleo encontram-se os prótons e os nêutrons, enquanto que na eletrosfera encontram-se os elétrons, distribuídos em diversas camadas ou níveis. O número de elétrons varia de material para material. Com isto existe uma variação no número de elétrons da última camada (camada de valência). Para que um átomo esteja estável é necessário que a primeira camada possua dois elétrons e a última oito, para este ficar em condição estável, como um gás nobre. Isto se consegue na natureza, muitas vezes através de doação e recepção de elétrons, ou através do compartilhamento de elétrons entre dois átomos de dois materiais, covalência.
1.1 Condutores
Um condutor é qualquer meio em que se propaga a corrente elétrica. A explicação pra essa propagação de corrente é devida a perda de elétron com grande facilidade na última órbita eletrônica, em razão da grande distância entre