Física Experimental
Experiência nº 2
Nome da experiência: Descarga em Gases Sobre Pressão Atmosférica
1- Objetivo
Realizar uma demonstração visual da existência das linhas de força através do campo elétrico gerado pela produção de uma tensão usando o gerador de Van de Graaf.
Interpretar o comportamento do campo elétrico nas proximidades de dois eletrodos de formatos diferentes, configuração das linhas de forças entre eletrodos de formatos diferentes e Interpretar o comportamento do campo elétrico nas proximidades de dois eletrodos de formatos diferentes.
2- Lista de materiais
- Um gerador eletrostático do tipo Van der Graaff;
- Uma esfera metálica com bastão;
- Uma conexão com pinos banana.
3- Procedimento da experiência
Nesta atividade, duas esferas metálicas imersas no ar atmosférico, serão submetidas a uma diferença de potencial na ordem de 240.000 volts. Estas esferas, denominadas eletrodos, serão conectadas ao gerador eletrostático e afastadas entre si de uma distância d.
O eletrodo cátodo e o eletrodo ânodo
A cabeça esférica do gerador funcionará como um eletrodo denominado cátodo (eletrodo negativo), sua base inferior (sem ligação terra) é o eletrodo denominado ânodo (eletrodo positivo).
Quando o bastão de metal é colocado perto da Esfera de metal se a diferença de tensão entre o bastão de metal e a esfera de metal chegar a atingir 30,000 Volts por centímetro de ar seco. Uma corrente flui da esfera de metal para o bastão de metal, através do ar seco.
Suponhamos que um campo elétrico seja aplicado a um corpo isolado, colocando-o entre dois polos eletrizados e de sinais. Nestas condições, uma força elétrica atuará sobre todos os elétrons do isolante, o ar, tendendo a arrancá-los dos seus átomos. Sendo o campo aplicado suficientemente intenso, os elétrons serão arrancados e tornam-se elétrons livre, criando-se assim um grande número de íons no ar, alguns positivos e outros negativos. Devido aso íons presentes no