Física experimental
Objetivos: Ao final deste experimento o aluno deverá:
- Usar o paquímetro para medir o comprimento de objetos;
- Usar uma balança para medir a massa de objetos;
- Verificar que existe uma incerteza em toda medida experimental;
- Estimar a incerteza de uma medida;
Introdução teórica:
A física baseia-se na medição pra estudar os fenômenos ao redor. Para medir uma grandeza, o valor, mesmo sentido. Uma medida experimental determina da melhor maneira possível um valor da grandeza física, cujo valor exato é sempre desconhecido. A expressão que é fornecida para o resultado da medida deve indicar este fato, e isto é feito através da determinação da incerteza experimental.
Toda vez que realizamos uma medição estamos sujeito a diversas formas de erros, detre os quais podemos citar: Erros grosseiros, aleatórios, acidentais, sistemáticos, inserção ou paralaxe.
Erros grosseiros – São devidos à falta de atenção, pouco treino ou falta de imperícia do operador. Por exemplo, uma troca de algarismos ao registrar um valor lido.
Erro aleatórios - É o resultado de uma medição menos a média que resultaria de um infinitivo número de medições do mesmo mensurando efetuadas sob condições de repetitividade. Em função de que apenas um finito número de medições pode ser feito, é possível apenas determinar uma estimativa do erro aleatório.
Erros acidentais - Ocorrem em função de um mesmo operador não conseguir repetir os mesmos resultados numa mesma medição.
Erro sistemático: indica a tendência de um instrumento em registrar resultados sistematicamente acima ou abaixo do valor real e qual a amplitude esperada desta variação.
Erro de inserção - Ocorre na montagem de um sistema de medição, onde se utiliza mais de um instrumento, gerando perdas devido a resistência dos materiais, e acumulação de incertezas devido ao número excessivo de materiais.
Erro de paralaxe: Ocorre através da observação