FÍSICA EXPEIMENTAL
O estudo das forças de atrito existe à séculos, e são forças tangencias ao plano de deslocamento quando existe contato entre dois corpos sólidos, as leis das forças de atrito foram formuladas por Amontons e Coulomb, no século XVIII. São fenômenos extremamente complexos por dependerem do estado dos corpos em contato, do grau de interação química entre eles, do nível de polidez dos materiais, da presença ou não de oxidação, para evitar cálculos muito extensos este relatório trata de do atrito entre superfícies secas.
Na experiência, deixamos um bloco de madeira em repouso sobre uma superfície recoberta com papel sulfite, e aplicamos uma força F sobre o bloco, quefoi sendo aumentada partindo de F=0, no momento em que o corpo permaneceu em repouso sobre a superfície, até o momento em que F, fez com que o corpo atingisse a iminência do movimento, onde F, é conhecido como força de atrito estático máximo. Enquanto o corpo não entra em movimento a força de atrito estático é sempre igual a força F negativa, essa afirmação pode ser verificada com uma análise vetorial do movimento.
A força de atrito estática depende do coeficiente de atrito estático μe, e depende simplesmente da natureza dos materiais, outro aspecto importante a ser levado em conta neste experimento é que não importa a área de contato entre o bloco e o papel. No experimento tratamos o corpo deitado sobre o papel, obteríamos o mesmo resultado se ele tivesse sido tratado de pé, tendo em vista ser um corpo homogêneo.
A partir do momento em que o corpo entra em movimento, ocorre uma queda na força de atrito que facilita o