Física - conceitos de medidas
Um dos princípios básicos da física diz que não se pode medir uma grandeza física com precisão absoluta. Qualquer medição, por mais bem feita que seja, é sempre aproximada. Assim sendo, qualquer medição física deve incluir uma estimativa do erro cometido, portanto é necessário saber expressar corretamente os valores das grandezas medidas e realizar operações aritméticas envolvendo as grandezas medidas.
Medição
A medição é a ação e o efeito de medir. Refere-se ao fato de comparar uma quantidade com a sua respectiva unidade com o fim de averiguar quantas vezes a segunda está contida na primeira.
Por outros termos, uma medição é a determinação da proporção entre a dimensão de um objeto e uma determinada unidade de medida. Para que a medição seja possível, a dimensão do objeto e a unidade devem ser da mesma magnitude.
Ao realizar uma medição, deve-se ter cuidado para não alterar o sistema que estiver a ser observado. Em todo o caso, deve-se ter em conta que as medidas se realizam sempre com uma margem de erro, seja pelas imperfeições do instrumento de medição usado, pelas limitações do medidor ou pelos erros experimentais.
Sempre que uma medição seja realizada com um instrumento de medida, fala-se em medição direta. Em contrapartida, nos casos em que o instrumento em questão não seja adequado, a medição é realizada através de uma variável que permite calcular outra diferente. Nestes casos, trata-se de uma medição indireta.
A necessidade de medir é muito antiga e remete à origem das civilizações. Por longo tempo, cada povo teve o seu próprio sistema de medidas, baseado em unidades arbitrárias e imprecisas como, por exemplo, aquelas baseadas no corpo humano: palmo, pé, polegada, braça, côvado.
Isso criava muitos problemas para o comércio, porque as pessoas de uma região não estavam familiarizadas com o sistema de medidas das outras regiões.
A Revolução Científica do séc. XVII consolidaria mudanças no cenário