Física Bóson de Higgs e Leis de Newton
GABRIEL SILVA DE AZEVEDO
TRABALHO DE FÍSICA
FEIRA DE SANTANA – BA
2013
GABRIEL SILVA DE AZEVEDO
Trabalho de física
Trabalho de pesquisa apresentado ao 1° ano B do Ensino Médio do Colégio Anísio Teixeira, solicitado pelo professor marcos Vinicius da disciplina de física, como requisito avaliativo da quarta unidade.
Feira de Santana - BA
2013
Diferença entre referencial inercial e referencial não inercial
Referencial inercial é aquele ponto em que sua velocidade relativa é nula ou constante em relação ao que se quer medir. Já no referencial não-inercial, necessariamente existe força resultante sobre o sistema, logo aceleração relativa.
Exemplo: observações feitas em naves espaciais com velocidade constante são referenciais inerciais, já observações feitas em planetas que giram em orbita são acelerados e por isso são referenciais não inerciais.
As quatro interações fundamentais da natureza
-Força gravitacional:
A teoria clássica da gravitação é a lei de Newton da Gravitação Universal. Sua generalização relativística é a teoria da Gravitação de Einstein, também chamada de Teoria da Relatividade Geral de Einstein. O melhor termo para ela seria Geometrodinâmica, uma vez que a relatividade geral geometriza a gravitação. Para descrever os estágios iniciais da formação do Universo precisamos de uma teoria quântica da gravitação, algo que os físicos ainda não possuem, apesar dos enormes esforços desenvolvidos para isto.
-Eletrodinâmica:
Esta é a teoria física que descreve os fenômenos elétricos e magnéticos, ou seja, as forças eletromagnéticas. A formulação clássica da Eletrodinâmica foi feita por James Clerk Maxwell. A teoria clássica construída por Maxwell já era consistente com a teoria da relatividade especial de Einstein. O "casamento" desta teoria com a mecânica quântica, ou seja, a construção de uma "Eletrodinâmica Quântica" foi realizada