Física 2
Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba
Laboratório de Física 2
Lei de Resfriamento de Newton
Discente: Antonio Riul
Docente: José Rodolfo Pizzo Lomas RA: 320641
Introdução
A Lei de Resfriamento de Newton interpreta e quantifica valores para o fenômeno físico de troca de calor entre um objeto, ou algum líquido com o ambiente em que se encontra. Quando as temperaturas do objeto e do meio são diferentes há a troca de calor, onde a energia em forma de calor sai do corpo mais quente para o corpo mais frio até que o equilíbrio de temperaturas do objeto e do ambiente seja alcançado. Essa lei é na maioria das vezes utilizada para determinação do calor específico de um sólido ou líquido, e parte do pressuposto que o sistema perde calor constantemente para o meio ambiente, levando sempre esse fato em consideração.
A equação da Lei de resfriamento de Newton é dada por dH/dt = k(H-Hamb).
Para Newton, a temperatura de um corpo quente cai na mesma proporção que ocorre a diferença de temperatura entre o corpo e o ambiente em que ele é colocado. Essa taxa de resfriamento pode variar de acordo com a diferença de temperatura entre o meio e o corpo, o calor específico da substância, a superfície de contato do corpo com o ambiente, as condições do meio e o tempo de permanência do corpo em contato com o ambiente.
Materiais e métodos
Para a realização do experimento da variação de temperatura em função do tempo de resfriamento foram utilizados termômetro, dois béquer de 1000 ml, , recipiente de metal, haste metálica com suporte, Garra Universal, aquecedor de água e cronômetro.
O experimento foi realizado em duas partes.
Na primeira parte o recipiente de metal foi acoplado a Garra Universal, que por sua vez foi preso na haste metálica de forma que o recipiente ficasse com uma parte dentro do béquer. O aquecimento da água dentro do béquer foi realizada até que se tivesse inicio a ebulição. Logo após a água foi