Física 1
ENGENHARIA QUIMICA
DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE MATEMÁTICA π (PI)
RIBEIRÃO PRETO
AGOSTO 2013
1. INTRODUÇÃO
1.1. A história do π.
Na matemática, π é uma proporção numérica que tem origem na relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro; por outras palavras, se uma circunferência tem perímetro p e diâmetro d, então aquele número é igual a . É representado pela letra grega π. A letra grega π (lê-se: pi), foi adotada para o número a partir da palavra grega para perímetro, "περίμετρος", provavelmente por William Jones em 1706, e popularizada por Leonhard Euler alguns anos mais tarde. Outros nomes para esta constante são constante circular, constante de Arquimedes ou número de Ludolph. Na prática apresentada os materiais usados podem parecer rudimentares, porém eles mantém uma pequena variação de resultados entres eles , é tão pequena que chega-se aproximar do valor de π que conhecido.
1.2. Medidas e erros – Exatidão e precisão
Toda medida apresenta um erro, ou seja, apresenta uma diferença em relação ao valor verdadeiro ou exato da grandeza física.
Estes erros são devido à falta competência ou atenção do operador (erro grosseiro), ás imperfeições do método, condições de trabalho, conservação do instrumento de medição (erro sistemático) e de pequenos distúrbios muitas vezes incontroláveis, ocorrências ao acaso (erros acidentais ou estatísticos).
2. OBJETIVO
Determinar o valor da constante PI (π) e calcular os erros cometidos nos métodos de medição que se determinou a constante.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
Esfera, régua, barbante, moedas.
4. EXPERIMENTO
Foram medidos os comprimentos das esferas e das moedas, passando o barbante esticado ao redor de todo seu perímetro. Após cortar o barbante no tamanho da circunferência da esfera, estes foram medidos com o auxílio de uma régua, foram medidos os diâmetros de cada material com o auxílio de uma régua; Os valores de π de cada