Física 1 - queda livre
Tanto na física como em qualquer outro lugar, a queda livre “é o movimento resultante unicamente da aceleração provocada pela gravidade.”.
Um corpo somente está em queda livre quando é solto de uma determinada altura e que não tenha nenhuma força atuando sobre ele, ou seja, totalmente no vácuo. Quando esse corpo cai, ele tem uma aceleração constante denominada ‘g’ , onde essa aceleração é independente de seu tamanho, massa ou forma.
Assim sendo, seria correto afirmar que a queda livre só pode ser verificada e aplicada totalmente no vácuo? A resposta é não. Isso se refere porque se colocarmos dois objetos de massas consideráveis, onde a resistência do ar não ira proporcionar muita diferença, diz-se então, que esses objetos estão sim, em queda livre.
Na queda livre, adotam-se os seguintes dados, onde tais dados são praticamente adotados de forma universal:
onde é a velocidade inicial é a altitude inicial é o tempo é a aceleração causada pela gravidade
Lembrando que, a aceleração ‘g’ sempre será constante, e adota-se um valor aproximado de ‘g ≅ 9,8 m/s²’. (valor tomando como referencia o nível do mar.) |
2- OBJETIVOS
► Estudar o movimento de ‘Queda-Livre’ de um corpo; ► Determinar o valor da aceleração gravitacional ‘g’ no local. ► Comprovar a veracidade da existência de ‘Queda Livre’ sem estar no vácuo.
3 – MATERIAIS UTILIZADOS Para a realização desse projeto, foram utilizados os seguintes objetos/materiais:
● 1 esfera maciça;
● 1 eletroímã;
● sensor ótico;
● tripé e haste de sustentação;
● chave 2 pólos/2 posições;
● cronometro digital;
● cesta;
● trena.
Fig. 1) Aparelho utilizado para o experimento
4 – MÉTODOS
Para esse procedimento, foram utilizados os materiais representados na figura1, sempre seguindo rigorosamente os mesmos passos: 1- Liga-se a chave de 2 pólos/2 posições para ativar o eletroímã; 2- Coloca-se a esfera no eletroímã; 3- Mede-se a altura (h) da esfera