Física 1 - paquímetro
CURSO DE ENGENHARIA
FÍSICA EXPERIMENTAL 1
Experiência nº 2
Turma nº
PAQUÍMETRO
Professor:
Alunos:
1- Objetivo
Nosso objetivo foi nos familiarizarmos com o paquímetro, instrumento muito utilizado em laboratório, bem como determinarmos valores médios, desvios padrões amostral e desvios padrões de valor médio.
2- Lista de materiais
A - Paquímetro
B - Bloco de madeira.
C - Esferas
A.
B.
C.
3- Procedimento da experiência
Esferas: O Paquímetro foi utilizado para fazer a medição precisa do diâmetro de cada uma das esferas. Cada uma das esferas foi introduzida entre as garras do paquímetro (entre os bicos fixo e móvel), em seguida estas foram apertadas até tocar o limite da esfera a fim de calcular o seu diâmetro exato. A partir do diâmetro calculamos o valor do raio, sabendo que o raio equivale a metade de seu diâmetro.
Após termos o raio de cada esfera, aplicamos a fórmula “V = 4/3.Pi.R³” e calculamos os respectivos volumes de cada uma das esferas.
Bloco de madeira: O Paquímetro foi utilizado para fazer a medição precisa de um bloco de madeira. O bloco de madeira foi introduzido entre as garras do paquímetro (entre os bicos fixo e móvel), em seguida estas foram apertadas pressionando o bloco de madeira a fim de calcular as suas medidas exatas (altura, largura e comprimento). Assim podemos esboçar o seu gráfico com suas medidas muita precisão.
4- Tabelas e/ou gráficos com os resultados das medidas
4- Comentários
Os paquímetros analógicos são baratos e se usados corretamente, podem fornecer valores robustos de medições.
Se for medir junto com outras pessoas, realize uma calibração da técnica antes, medindo os mesmos objetos, para verificar se as medições são iguais. Diferentes pessoas podem obter medições diferentes devido a diferenças na maneira de manejar o instrumento.
5- Conclusões
Depois de utilizar paquímetro para medir alguns objetos, percebemos que