Fábrica
I- Revestimento ACANALADO:
❐- Recentemente está sendo utilizado revestimento ACANALADO no compartimento de moagem fina dos moinhos de produção de cimento.
A vantagem deste tipo de revestimento no processo de moagem se resume em:
➲ Aumento da superfície de contato entre o revestimento e os corpos moedores;
➲ Redução do consumo específico de energia em relação ao revestimento convencional; ➲ Aumento do diâmetro útil do moinho quando substitui os revestimentos convencionais que possuem maior espessura proporcionando neste caso aumentar carga moedora para o mesmo grau de enchimento e, conseqüentemente obtermos ganho de produção;
➲ Maior vida útil em relação ao revestimento convencional.
Revestimento para câmara de moagem de finos ACANALADO (fig.01).
Fig-01- Revestimento ACANALADO.
Área de contato do revestimento ACANALADO (fig. 02):
Área de contato do revestimento convencional (fig. 03):
➲ Como podemos observar na fig.03, a área de contato entre a bola e o revestimento convencional é apenas um ponto, enquanto que no revestimento ACANALADO (fig. 02), a área de contato é muito maior resultando assim num aumento de superfície ativa entre corpo moedor e revestimento, proporcionando em conseqüência, melhoria no rendimento de moagem.
II- Corpos moedores com superfície faceada côncava:
❐- Outra inovação recente é a fabricação de corpos moedores com parte da superfície esférica faceada de forma que a superfície faceada possua configuração levemente côncava, conforme ilustrado na fig.04.
Fig.04- Corpos moedores com superfície faceada côncava.
Fig.05- Corpos moedores esféricos.
➲ Conforme ilustrado na fig.06, os corpos moedores com esta configuração construtiva proporcionam maior área de contato aumentando a superfície da carga moedora e, conseqüentemente o rendimento de moagem.
Fig.06- Interação entre corpos moedores faceados com esféricos e revestimento ACANALADO.
III- VIDA UTIL DOS