fxcv
A energia eletromagnética não precisa de um meio material para se propagar, sendo definida como uma energia que se move na forma de ondas eletromagnéticas à velocidade da luz (300.000 km/s). Dado que a velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas é diretamente proporcional à sua freqüência e comprimento de onda, esta pode ser expressa por:
Onde:
c: velocidade da luz (m/s) f: freqüência (ciclos/s ou Hz)
: comprimento de onda (m)
Sob uma perspectiva quântica, a radiação eletromagnética (REM) é concebida como o resultado da emissão de pequenos pulsos de energia, enquanto que sob uma perspectiva ondulatória, a REM se propaga na forma de ondas formadas pela oscilação dos campos elétrico e magnético. A Figura abaixo apresenta um esquema da representação dos campos elétrico e magnético e as oscilações mencionadas (NOVO, 1989).
Figura 1: Flutuações dos campos elétrico e magnético de uma onda. Fonte: NOVO (1989).
Onde temos na figura:
E: campo elétrico
M: campo magnético
XZ: plano de excitação do campo elétrico
YZ: plano de excitação do campo magnético
Z: direção de propagação da onde eletromagnética
No modelo ondulatório então a REM é caracterizada em comprimentos de onda que representam a distância entre dois pontos de igual intensidade dos campos elétrico e magnético. O conjunto de comprimentos de onda que compõem a REM é conhecido como Espectro Eletromagnético.
O Espectro Eletromagnético A energia eletromagnética pode ser ordenada de maneira contínua em função de seu comprimento de