fwqf
CENTRO DE TECNOLOGIA – CTEC
ENGENHARIA QUÍMICA
LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA 3
Equilíbrio líquido-líquido para o sistema biodiesel/glicerina/álcool etílico e determinação das linhas de amarração (tie-lines)
Aluno: Felipe Rafael de Oliveira Melo
MACEIÓ, MARÇO DE 2014.
FELIPE RAFAEL DE OLIVEIRA MELO
LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA 3
Equilíbrio líquido-líquido para o sistema biodiesel/glicerina/álcool etílico e determinação das linhas de amarração (tie-lines)
Maceió – 2014.
RESUMO
No presente relatório foi estudado o equilíbrio líquido-líquido para o sistema biodiesel/glicerina/álcool etílico. O procedimento se dividiu em duas partes, a primeira consistiu na construção da linha binodal do equilíbrio através de titulações. A segunda parte consistiu na construção de duas tie-lines deste diagrama de equilíbrio através de misturas predefinidas destes três componentes encontrando seus respectivos pontos dentro da região bifásica.
SUMÁRIO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A pesquisa em torno do biodiesel tem mostrado que é possível cultivar vegetais capazes de produzir os óleos, para serem usados no processo de fabricação. A pesquisa tem sido intensa principalmente com óleos de girassol, soja e mamona, em virtude de sua capacidade de produzir óleos que contenham os triglicerídeos de interesse. O biodiesel pode ser produzido a partir da transesterificação de triacilglicerídeos de origem vegetal ou animal. Neste processo, a purificação é uma etapa importante e complexa, devido às diversas variáveis que influenciam neste procedimento. Minimizar o tempo em que os coprodutos do biodiesel possam ser separados significa melhorar a eficiência econômica do processo produtivo [SANTOS et al, 2007]. Portanto,