Fuções da Linguagem
A linguagem é fundamental para estabelecermos a comunicação com outras pessoas. O ser humano utiliza diversos códigos para expressar o que sente, o que quer, o que pensa e o que faz. Essa multiplicidade de linguagens é denominada em seis funções de linguagem. As funções da linguagem são as formas como cada indivíduo organiza sua fala dependendo da mensagem que se quer transmitir. Em um mesmo texto podem estar presentes mais de um tipo de função da linguagem. A mensagem tem como finalidade transmitir algo, uma vez que participa do processo de comunicação, um emissor envia uma mensagem ao receptor, usa um código para efetuá-la, que por sua vez refere-se a um contexto. A passagem destas mensagens são feitas através de um canal. Temos assim os fatores que sustentam os modelos de comunicação: referente, receptor, emissor, canal, código e mensagem.
• Função referencial ou denotativa – (ênfase no referente)
A função referencial ou denotativa transmite uma informação objetiva sobre a realidade, ou seja, dá prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias, expondo dados reais sem fazer comentários ou avaliações sem ambiguidade.
A denotação procura manter uma relação entre o objeto e o termo, sem figuração ou intermediários.
Os textos geralmente são apresentados em 3ª pessoa do verbo, ou seja, do que ou de quem se fala. Essa função é predominante em textos científicos, de jornais, didáticos ou correspondências comerciais.
“Oficina em SP conta história e influências do idioma guarani na cultura brasileira” Jornal do Brasil, 18 de Abril de 2015.
“Folha e Cebrap debatem propostas de reforma política”. Folha de S. Paulo, 20 Abril 2015.
“Bancos terão novas regras para acesso de deficientes”. O Popular, 16 out. 2008.
“KATMANDU Um terremoto de 7,8 na escala Richter atingiu ontem o Nepal, deixando pelo menos 1.800 mortos. O sismo foi o pior em 81 anos no país de 27 milhões de habitantes e destruiu casas, prédios e construções históricas. Na