fução polinomial
Artigo por Glaucia Regina Gomes Martins - sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
Tamanho do texto: A A
Figuras de Linguagem
Personificação. Catacrese. Sinestesia. Símile.
Esse trabalho abordará tópicos teóricos relevantes as relações semânticas que as figuras de linguagem em destaque apresentam. Essas figuras de linguagem se assemelham muito uma das outras; o que faz com que um estudante, muitas vezes por falta de atenção, perca pontos desnecessariamente em uma prova de vestibular ou de concursos públicos. Isso ocorre, simplesmente, devido à má interpretação do emprego dessas figuras em um enunciado. A seguir, mostrarei algumas definições e seus respectivos exemplos.
1. Personificação: Ocorre quando é atribuído a seres animados, inanimados, irracionais e abstratos, atitudes e características. Exemplo: "Chega mais perto e contempla a palavra. Cada uma Tem mil faces secretas sob a face neutra e Te pergunta, sem interesse pela resposta, Pobre ou terrível, que lhe deres?"
2. Catacrese: É o emprego de uma palavra em sentido translado, para nomear coisas que não possui designação própria. Exemplo: Embarcar no avião. (Uso impróprio do verbo embarcar). Dente de Alho. (Uso impróprio do substantivo dente).
3. Sinestesia: Consiste no emprego de palavras com relações sensoriais distintas. Exemplo: Uma voz doce. (não há possibilidade de degustação da voz).
4. Símile: É o mesmo que comparação, porém esse nome é muito pouco utilizado nas gramáticas escolares. A símile consiste na comparação explicita de duas ou mais coisas analogicamente. Utilizando em suas construções conjunções comparativas: com, tal qual... Exemplo: O entrevistado manteve-se firme, tal qual uma rocha.
CreativeCommons
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Comentários
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado