fuvest
1
“Parece-me que ... o temor religioso salvaguarda os interesses de Roma. Desenvolvendo este sentimento, pensava-se, sobretudo, no povo. Em uma sociedade composta apenas por sábios, esta precaução talvez não fosse necessária; mas como toda multidão é cheia de inconstância, de paixões desregradas, de cóleras violentas e irrefletidas, não é possível, a quem quer que seja, mantê-la, exceto pelo temor de seres invisíveis e por toda espécie de ficções.”
Políbio, autor romano do século II A.C.
Baseando-se no texto, indique:
a) A relação estabelecida pelo autor entre religião e política. b) Duas características da religião romana no período em que o texto foi escrito.
Resolução
a) Para o autor, a religião constitui um instrumento de dominação e de controle do Estado sobre as camadas populares.
b) A religião romana era politeísta e antropomórfica.
Outra característica era a forte influência da religião grega. 2
A imprensa de tipos móveis de madeira foi inicialmente uma invenção chinesa do século XI.
Posteriormente, em meados do século XV, a imprensa foi introduzida, com modificações, na Europa, difundindo-se a produção de livros religiosos e, logo depois, de livros de literatura, de poesia e de viagens, tudo isto com extraordinária rapidez.
Considerando o texto, indique:
a) Como e por quem eram transmitidos os conhecimentos escritos antes da introdução da imprensa na
Europa medieval?
b) Uma transformação decorrente da difusão da imprensa na Europa entre os séculos XVI e XVIII.
Resolução
a) Antes da invenção da imprensa, os conhecimentos eram transmitidos pela Igreja, por meio da atuação dos copistas nos mosteiros.
b) Perda do monopólio cultural pela Igreja e difusão de novas idéias e conhecimentos científicos.
3
“O ouro e a prata que os reis incas tiveram em grande quantidade não eram avaliados [por eles] como tesouro porque, como se sabe, não vendiam nem compravam coisa alguma por prata nem por ouro, nem por
eles