Fuvest 2001
1 e
Observe o mapa abaixo. O consumo de energia é maior em países com a) produção de bens intermediários para exportação e transição demográfica inicial. b) elevada produção na indústria de base e transição demográfica concluída. c) produção de bens de consumo não duráveis para exportação e elevado crescimento vegetativo. d) elevada produção na indústria de base e elevado crescimento vegetativo. e) produção de bens de consumo não duráveis para exportação e predomínio de população jovem. Resolução O padrão de consumo de energia de um determinado país está diretamente associado à sua capacidade de produção industrial, geralmente o setor de maior consumo, e à capacidade de consumo de sua população, levando-se em conta o seu padrão socioeconômico. Assim, os países que apresentam maior volume de produção industrial, grandes contingentes populacionais e que são dotados de elevado padrão de consumo são aqueles que mais necessitam de energia, como é o caso dos EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Itália.
Adap. Folha S. Paulo, 1993 / Le Monde, 1996.
Apenas em países de baixa renda, a) existem “capitais” de drogas. b) ocorre lavagem de dinheiro. c) há distribuição de drogas. d) acontece trânsito de drogas. e) ocorre produção de drogas. Resolução Segundo o mapa apresentado, os países pobres – subdesenvolvidos – correspondem às áreas produtoras de drogas. Os centros de distribuição estão associados aos países de comércio exterior mais intenso. A concentração de capitais e de renda ocorre tanto em países ricos como em países pobres.
3 b
No segundo semestre de 2000, o Brasil sediou a Reunião de Presidentes da América do Sul. Nesse encontro, buscou-se a) regulamentar a organização da ALCA. b) atenuar a influência dos Estados Unidos na região. c) estabelecer normas para implantação do Plano Colômbia. d) criar uma força militar sul-americana para combater o narcotráfico. e) fortalecer a OEA, depois dos incidentes envolvendo as eleições no Peru.