Futuro Engenheiro
1 INTRODUÇÃO
A mecânica dos solos é a aplicação das leis da mecânica e daHidráulica aos problemas de Engenharia relacionados com sedimentos e outros depósitos não consolidados de partículas sólidas produzidas pela desintegração mecânica ou química das rochas, prescindindo ou não elementos constituídos por substâncias orgânicas. Os problemas que se apresentam no projeto e execução das fundações e obras de terra distinguem-se em dois tipos fundamentais: os que se referem à deformação do solo e os que consideram a ruptura de uma massa de solo.
O primeiro abrange o estudo dos recalques das obras, o segundo envol ve as questões relativas à capacidade de carga do solo, estabilidade do maciço terroso e empuxos de terra.
Todas essas questões são resolvidas a part ir do conhecimento das propriedades físicas e identificação do solo onde se vai construir.
1.1
EMPREGO DO SOLO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Solo como material de construção: Aterros,
Barragens de Terra, Base e Sub-base de
Pavimentos, etc.
Solo como suporte de fundação: Valas, Sapata s, Blocos, Estacas, Tubulões, Subleito, etc.
2 ORIGEM E FORM
AÇÃO DOS SOLOS
Os solos são materiais que re sultam da deterioração da rocha através de um processo denominado intemperismo, ou seja, a ação do tempo.
Os solos são resultantes da decomposição das rochas, mas não quer dize r que seja constituído somente de elementos minerais.
Nele encontramos água, ar e organismos vegetais e animais que fornecem a matéria orgânica.
2.1 Rocha
Agregado de um ou mais minerais, que é impossí vel de escavar manualmente, e que necessita de explosivo para o seu desmonte.
2.2 INTEMPERISMO
É o conjunto de processos físicos, químico s e biológicos que ocasi onam a desintegração e decomposição das rochas e dos minerais, formando solos.
2.2.1 Intemperismo Físico (ou Mecânico)
É o processo de decomposição da rocha sem alteração química dos seus componentes. Os principais são:
Variação de