Futurismo
Os primeiros futuristas europeus também foram acrescentando a guerra e a violência às suas obras. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.
No primeiro manifesto futurista de 1909, o slogan era “Les mots en liberté” (Liberdade para as palavras) e levava em consideração o designtipográfico da época, especialmente em jornais e na propaganda. Eles abandonavam a distinção entre arte e design e abraçavam a propaganda como forma de comunicação.
Essas explorações tiveram grande repercussão (reflexo) no dadaísmo, no concretismo, na tipografia moderna, e no design gráfico pós-moderno.
Os principais sinais do futurismo eram o movimento, a velocidade, a vida moderna, a violência e o desaparecimento com a arte do passado.
O futurismo desenvolveu-se em todas as artes, e vários artistas que, posteriormente, criaram outros movimentos modernistas. Refletiu-se/ usou-se principalmente em França e na Itália.
A pintura futurista foi explicitada pelo cubismo e pelo abstracionismo, mas o uso de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens pretendia dar a ideia de dinâmica, deformação e não-materialização pelo qual passam os objetos e o espaço.
Para os artistas do futurismo, os objetos não se concluem no contorno aparente.
Procura-se neste estilo expressar o movimento atual.
O movimento enfraqueceu após a Primeira Guerra Mundial, porém o seu espírito inquieto e rumoroso deixou indícios no dadaísmo. Nas artes plásticas, as obras reproduzem o mesmo ritmo e espírito da sociedade industrial. Na literatura, as