Futsal
2) Marcação em Zona
3) Marcação Mista
4) Marcação Híbrida
A Marcação Individual tem como premissa a busca constante marcado” - o jogador “B” deve marcar o jogador “A” em ofensivos; podendo ter como referencial não somente o jogador mas também a
“posição” do jogador (em outras palavras
“homem a homem” mas também pode ser meia”, etc.).
A Marcação em Zona tem como premissa a otimização da ocupação dos espaços, impondo controle posicional regional e buscando obter vantagem numérica nos diversos setores do campo de jogo.
A Marcação Mista é aquela que tem como premissa a utilizaçe da Marcação Zona em situações diferentes e específicas do jogo, alternando acordo com essas situações.
A Marcação Híbrida apresenta características da o goleiro só poderá receber a bola no campo de ataque, em caso de arremesso lateral o goleiro só poderá receber a bola no seu campo de defesa uma única vez.
Na bola de saída, depois de autorizado pelo árbitro, o atleta adversário que invadir o círculo central ou a quadra adversária, antes que a bola seja movimentada, deverá ser, obrigatoriamente, punido com cartão amarelo e repetido o lance.
Se no caso de saída, o jogador movimentar a bola para o lado ou para trás, deverá ser repetido o lance e se tornar a fazê-lo deve ser penalizado com cartão amarelo por atitude antidesportiva. REGRAS BÁSICAS DO JOGO DE FUTSAL
1- O atleta quando expulso da partida não deverá ficar no banco de reservas e nem retornar a mesma. O seu time ficará 2 minutos com 4 jogadores ou até que sofra um gol; então assim será permitido entrar um outro jogador para recompor a sua equipe.
2- A bola estará fora de jogo quando sair completamente quer pelo solo ou pelo alto das linhas laterais ou de fundo.
3- Quando o atleta da mesma equipe ao cobrar uma falta atrasa a bola para o goleiro e ela entra diretamente no gol, o tento não será válido e deverá ser marcado um arremesso de canto a favor da equipe