Futsal
PRINCIPIO OFENSIVO DO FUTSAL
“PROFUNDIDADE”
CLEITON GOMES DE BARROS, CYNARA XAVIER TEIXEIRA, DÉBORA DIAS, FERNANDA ELAINE
UBÁ
2014
CLEITON GOMES DE BARROS, CYNARA XAVIER TEIXEIRA, DÉBORA DIAS, FERNANDA ELAINE
PRINCIPIO OFENSIVO DO FUTSAL
“PROFUNDIDADE”
Trabalho apresentado tem como parte da disciplina Metodologia do Futsal do curso de Educação Física da Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC).
UBÁ
2014
INTRODUÇÃO
O futsal era o esporte mais praticado em todo o Brasil, possui federação em todos os estados brasileiros, inicialmente baseava-se na técnica, ou seja, o time que era mais técnico era o que sempre vencia, e os reservas eram poucos usados, as regras tornavam o jogo lento por tanto na década de 70 o Futsal era pouco dinâmico, não havia muitos movimentos entre os jogadores e a partir da década de 80 que o jogo começou a serem mais dinâmicos os jogadores tinham mais movimentações, devido ter jogadas ensaiadas e isso fizeram com que os jogadores tivessem uma interação ao natural.
Na década de 90 os treinamentos eram mais freqüentes na semana, onde começaram a aparecer os padrões de jogo, as marcações numeradas de 1 a 4. E nos dias atuais há um aperfeiçoamento da transição ATAQUE-DEFESA ou DEFESA-ATAQUE.
A profundidade no jogo de futsal é representa como uma ocupação vertical, enquanto que a amplitude esta para a ocupação horizontal (NOVAES; RIGON e DANTAS, 2014).
No jogo, o principio da tática ofensiva (profundidade) o jogador fica mais adiantado dentro do possível fazendo com que o time adversário recue para o seu gol.
OBJETIVO
Desenvolver atividades relacionadas com o principio tático ofensivo (profundidade) com a turma de graduação do curso de educação física, onde todos possam vivenciar esse principio.
METODOLOGIA
Iremos utilizar como recursos para as nossas aulas, o material fundamental para uma aula de futsal que seria a bola, para que seja uma aula didática iremos utilizar matérias como cones