futsal
As inúmeras conquistas que o Uruguai obteve na época, fizeram do futebol o esporte mais praticado naquele pais; tanto por crianças como por adultos. consequentemente,faltavam espaços e campos para a prática do futebol.A solução encontrada foi a de improvisar locais menores como quadras de basquete e salões de baile. contudo, já que tal espaço era muito menor do que um campo de futebol, foram necessárias algumas modificações no seu modo de jogar.
Por volta de 1933, foram redigidas as primeiras regras, fundamentadas no futebol ,basquete,handebol e polo aquático.
Neste período, por ocasião de um curso no Uruguai, patrocinado pelo Instituto Técnico da Federação Sul Americana das ACMs, cópias destas regras foram distribuidas a todos os representantes da América do Sul.
Já por volta de 1942, o Futebol de Salão havia conquistado a simpatia e todos.
ATIVIDADES PRÉ-DESPORTIVAS E RECREATIVAS PARA O ENSINO DO FUTSAL: UMA PROSPOSTA METODOLÓGICA
A iniciação esportiva é um processo de ensino-aprendizagem, mediante o qual o indivíduo adquire e desenvolve as técnicas básicas para o desporto. A infância é a melhor fase para a aprendizagem motora, na qual devem ser trabalhados os fundamentos da técnica, mas com a devida moderação, respeitando as fases do desenvolvimento da criança.
O trabalho de iniciação requer cuidados especiais. tudo que acontecer com as crianças neste período vai marcar para o resto da vida consciente ou inconscientemente. Quem não se lembra das suas primeiras participações no esporte , das frustações, derrotas,alegrias e vitórias? Essa realidade aumenta aresponsabilidade do profissional que irá desenvolver esse trabalho com as crianças.
Todos nós, educadores, sabemos que para conseguir alcançar nossos objetivos no meio educativo, além de termos o conhecimento profundo sobre os esportes ou até mesmo uma vivência prática, é de suma importância