Futsal
O futebol de salão é a adaptação do futebol às dimensões de uma quadra de basquete. Ele é disputado por duas equipes de cinco jogadores cada.
O esporte, relativamente novo, é bastante popular no Brasil, onde já havia, no início de 1971, 76.823 jogadores oficialmente registrados nas federações estaduais. Internacionalmente, o futebol de salão fica limitado à América do Sul, sendo jogado, principalmente, no Brasil, Uruguai e Paraguai.
2 - História:
Começou a ser praticado em 1932, em Montevidéu. As primeiras regras feitas pelo diretor do departamento de menores da Asociación Cristiana de Jóvenes de Montevidéo, Juan Carlos Ceriani. Não havia um número determinado de jogadores e as regras tinham algumas modificações das do futebol de campo, uma delas a não aplicação da "lei do impedimento". A prática nos salões da associação uruguaia demonstrou que o futebol jogado era violento demais, por isso foi restrita aos adultos e, mesmo assim, raramente.
Em 1948, um grupo de professores brasileiros participou no Uruguai de um curso patrocinado pelo Instituto Técnico da Federación Sudamericana de Asociaciones Cristianas de Jóvenes, tendo contato com o futebol de salão. Já no ano seguinte, a ACM do Rio organizava o primeiro torneio aberto, para meninos entre dez e quinze anos, onde participaram mais de 50 equipes.
No ano de 1950 uma comissão paulista formada por Francisco Gil Cláudio, Vinício Fanuchi, Armando Gioverdi, Afonso Bullara, Habib Mahfuz, Nicolao Bicari Neto e Asdrúbal Monteiro, publicou o novo livro de regras. Nessas novas regras adotadas algumas novidades foram copiadas de outros esportes. O desenho da área e a possibilidade de fazer tabelas vieram do hóquei; a proibição do goleiro lançar a bola além da linha divisória veio do pólo aquático e outras regras copiadas do basquete e outros esportes. O tempo do jogo passou a ser de 40 minutos divididos em dois tempos de vinte e com intervalo de dez. Mas a principal diferença da regra de