futsal histórico e regras
A origem do futebol dilui-se na própria história do homem; a bola, ou algo muito semelhante, surge em inúmeras actividades e em muitos jogos praticados pelos nossos antepassados. O jogo “Ta-Jiu” era praticado pelos chineses no século XXV a. C.
O futebol, como hoje o conhecemos, surgiu em Inglaterra, em meados do século XIX; em 1863 foram criadas as primeiras regras oficiais da modalidade. Em Portugal o futebol terá sido jogado pela primeira vez em 1888.
O futsal é, sem qualquer dúvida, uma derivação do futebol de onze, como sabemos, o desporto mais praticado no mundo. Montevideo, no Uruguai, foi possivelmente a cidade que viu nascer o Futsal, nos anos 30, do século XX. Terá sido Juan
Carlos Ceriani quem criou uma versão do Futebol com 5 jogadores, a que chamou ''INDOOR-FOOT-BALL''.
É no entanto ao Brasil que se deve o grande desenvolvimento da modalidade pois devido à dificuldade em encontrar campos de futebol, os brasileiros improvisavam "peladas" (jogos simplificados) nos campos polidesportivos. O jogo era, já na altura, jogado em recintos com o tamanho dos campos de basquetebol e de andebol.
Inicialmente este jogo teve a denominação de futebol de salão, também por ser praticado em recintos fechados e em pavilhões. De início as equipas variavam de número, podendo ter cinco, seis e até sete jogadores. Nas décadas de 60 e 70 o futebol de salão foi definitivamente organizado e regulamentado e o número de jogadores fixado em cinco, pelo que frequentemente era referido como Futebol de 5.
Na década de 90 ocorreu a grande mudança na trajectória do futebol de salão quando se dá a fusão com o futebol de cinco, modalidade reconhecida pela FIFA, passando o termo FUTSAL a designar internacionalmente este jogo. O nome deriva da palavra Portuguesa ou Espanhola para soccer, FUTbol ou FUTebol, e a palavra Francesa ou Espanhola para
SALon ou SALa.
Em 1982 realizou-se o primeiro campeonato mundial da modalidade e desde aí a selecção