Futsal - História, regras, arbitragem, sistemas táticos e fundamentos
Futebol de salão (também referido por apenas futsal) é o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de 5 jogadores. Teve sua origem em Montevideo, Uruguay, em 1930, quando Juan Carlos Ceriani fez uma versão de (5x5) cinco contra cinco do futebol de campo para uma competição juvenil no YMCAs (Young Men's Christian Association).
A primeira competição internacional foi em 1965, quando o Paraguay ganhou a primeira Copa Sul-Americana. Mais seis Copas Sul-Americanas foram feitas até 1979, com o Brasil ganhando todas elas. Brasil continuou a dominar com uma vitória na Copa Pan-Americana em 1980 e, de novo, ganhou a mesma copa quando jogou em 1984.
A primeira competição mundial (World Championship) foi feita pela FIFUSA (antes dos seus membros se integrarem com a FIFA em 1989) e foi feita em São Paulo no ano de 1982, com o Brasil ganhando em primeiro lugar. Os Brasileiros ganharam de novo na segunda competição mundial, em 1985 na Espanha, mas perderam na terceira em 1988, na Australia para o Paraguay. A FIFA pegou o patrocínio direto do evento em 1989 na Holanda e 1992 em Hong Kong. Brasil ganhou as duas vezes. No terceiro campeonato, a FIFA o renomeou para FIFA Futsal World Championship, e ocorreu em 1996 na Espanha.
Fundamentos
Os principais fundamentos do futsal são:
Passe: É quando o jogador passa a bola para um companheiro da sua equipe.
Drible: É o ato em que o jogador utiliza-se da bola para enganar o adversário.
Finta: É o ato de enganar o adversário sem tocar na bola.
Cabeceio: É a ação de cabecear a bola que tem como objetivo defender ou marcar um gol.
Chute: É a ação de chutar a bola,quando a bola estiver parada ou em movimento, visando dar a ela uma trajetória em direção a um objetivo, seja este o gol, outro jogador ou tirá-la de jogo (existem varias formas de chute).
Recepção: É a ação de interromper a trajetória da bola vinda de passes ou arremessos.
Condução: É a ação de progredir com a bola por todos os espaços possíveis