Futebol
Antes mesmo de surgir o futebol, já havia outros jogos praticados com a bola por povos e épocas diferentes. Foi no início do século 20, que o futebol começou a se organizar, pois era tido como um jogo violento, no qual só era admitido jogadores brancos e de família rica (filhos e donos de fabricas, barões de café e empresários de alto nível). Como na época não havia o número suficiente de jogadores, os donos das fabricas tiveram que admitir a participação dos operários das fábricas a participarem dos jogos. Surgindo assim, à tradição de jogos entre os clubes de fábricas, onde os clubes carregavam o nome e as cores estampadas nos uniformes, fazendo a divulgação dos empresários, até hoje podemos observar isso, os jogadores com propaganda da mais diversa natureza em seus uniformes.
Futebol no Brasil: O futebol chegou ao Brasil em 1894, trago por Charles Miller, brasileiro com descendência inglesa, que trouxe consigo uma bola de futebol e uniformes. Posso dizer que Charles Miller foi o grande incentivador do futebol na capital paulista.
A primeira partida de futebol no Brasil foi realizada dia 14 de abril de 1895, no Campo da Companhia Paulista de Aviação. E o primeiro clube a ser fundado no Brasil foi no ano de 1898, com o nome de Associação Atlética Mackenzie College. Foi fundado no estado do Rio de Janeiro o primeiro clube de futebol, conhecido como Fluminense no ano de 1902.
Os jogadores daquela época se submetiam a um salário baixo e emprego sem nenhuma garantia tudo isso na esperança de um dia se tornarem jogadores profissionais de verdade. Isso fez com que a Imprensa Marrom começasse a divulgar a exploração que faziam com os jogadores, surgindo assim o profissionalismo do futebol devido à grande ida de jogadores