futebol
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO EM MÍDIAS DIGITAIS
Profa. Dra. Karla Patriota Bronsztein
UM MODELO DE BRIEFING1
1. Background
Este item visa posicionar o leitor em um contexto através da descrição da situação do mercado que levou o anunciante a solicitar os serviços da agência, tal qual um relato histórico.
Pode descrever o tamanho do mercado e sua tendência (crescimento, estagnação ou retração), qual a evolução da posição do cliente no share of market2, no share of mind3 e no share of voice4, ações da concorrência que necessitam de uma resposta, influências, sazonalidade, análise da demanda, história do cliente, etc.
Deve-se atentar para a pertinência das informações descritas no background, ou seja, se o descrito tem relação com o trabalho a ser desenvolvido.
2. Fato principal
Resume o que a agência deverá trabalhar em resposta ao descrito no background. Este item contém a solicitação (de forma clara e direta) do que deverá ser feito pela agência, podendo descrever o tipo de campanha a ser feita.
Exemplo 1: Campanha de propaganda para o reposicionamento das sandálias Havaianas;
Exemplo 2: Campanha de promoção de vendas de Natal do Shopping Recife.
3. Problemas e Oportunidades
Este item deve descrever todos os problemas e oportunidades que a agência deve considerar ao fazer o planejamento da campanha.
Cabe ressaltar que no briefing esta descrição não está limitada ao campo da comunicação, podendo abordar problemas e oportunidades relativos a distribuição, preço, produto, sazonalidade, ações promocionais, novos produtos, comunicação, exposição do produto, etc.
4. Mercado (praças)
Neste item devem ser descritos os mercados que serão alvos da campanha, que pode ser feita de acordo com áreas geográficas delimitadas (cidades, estados, bairros, etc.), porém deve-se atentar para a clareza da informação evitando-se confundir cidades e estados homônimos.
5. Público-alvo