Futebol e torcidas
TORCIDAS ORGANIZADAS DE FUTEBOL: METAMORFOSES DE UM FENÔMENO DE MASSA
Autor: Ms. José Correia Sobrinho1 (in memorian) Iran Hermenegildo César2
RESUMO O presente artigo faz uma breve discussão sobre a história do futebol, desde as primeiras manifestações no Estado do Rio G. do Norte até os dias de hoje, problematizando, ao mesmo tempo, as metamorfoses ocorridas nas formas de torcer, presentes nos estádios de futebol. Palavras-Chave: História do Futebol; Torcidas Organizadas; Violência.
1
- Doutorando em Ciências Sociais pelo PPGCS da UFRN e professor substituto de Prática de Sociologia do Deptº de Educação da UFRN. 2 - Radialista e Graduado em Ciências Sociais pela UFRN.
1
REVISTA ELETRÔNICA INTER-LEGERE – NÚMERO 03 (JUL/DEZ 2008).
1 Introdução Este artigo é resultado das inquietações surgidas a partir da defesa de monografia de Iran Hermenegildo César, sob a orientação da professora Drª Lore Fortes, do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que trata da Violência no futebol e das facções torcedoras, presentes no Estádio Machadão, em Natal-RN. Como examinador do trabalho e também como pesquisador – durante alguns anos – do fenômeno das torcidas organizadas, esse artigo é fruto das nossas pesquisas e dos diálogos que tecemos sobre o futebol e as metamorfoses das formas de torcer.
2 As origens do futebol: da Inglaterra para Natal-RN A origem do futebol no Brasil não é vista com unanimidade por parte de estudiosos e pesquisadores. O “Jogo de bola” foi proscrito em 1746, em São Paulo, por uma Lei da Câmara Municipal, que o via como causador de desordem e agrupamento de vadios. A rua onde acontecia o “Jogo de Bola” era conhecida como “Rua do Jogo de Bola”, sendo depois conhecida como Rua Benjamim Cosntant. Mas, tornou-se convencional, ser atribuído o surgimento do futebol a Charles Miller. Brasileiro, descendente de ingleses e educado na Banister Court