Futebol americano
O futebol americano passou a ser o esporte mais popular dos Estados Unidos em 1990, quando ultrapassou o beisebol. Em todas as partidas, milhares de pessoas vão aos estádios para acompanhar o “futebol da bola oval”. O Super Bowl, a final do campeonato, bate recordes de audiência todos os anos. Milhões de pessoas assistem no mundo inteiro para conhecer o campeão da NFL (Liga de futebol americano dos EUA).
Assim como em qualquer outro esporte, é necessário conhecer suas regras para entender o jogo. Aqui nesta seção, você ficará por dentro de tudo o que se passa dentro do campo.
A partida é divida em quatro períodos de 15 minutos cada. Caso termine empatado, é decidido em uma prorrogação de 15 minutos, onde o primeiro time a pontuar vence. Na temporada regular, se nenhum time pontuar na prorrogação, o jogo termina em empate. Nos playoffs (finais da Liga), as prorrogações são disputadas até que se defina um vencedor.
Times
Cada equipe tem 53 jogadores no total, mas só 11 estão em campo a cada jogada. As equipes são dividas em três formações: Ataque, Defesa e Time Especial.
Durante a partida, defesa e ataque de cada time se confrontam. O objetivo do time que ataca é avançar no campo ganhando jardas até chegar à zona final. Cada time tem direito a quatro tentativas (down) para avançar 10 jardas e conseguir uma nova primeira descida (first down). Se conseguir, tem direito a mais quatro tentativas e assim sucessivamente. Caso não consiga avançar nas três tentativas, em geral o time faz o punt, ou seja, chuta a bola longe, dando a posse ao adversário. Se estiver perto o suficiente, tenta o chute entre as traves (field goal).
A ação ofensiva pode ocorrer de duas formas: a corrida ou o passe. Na corrida, o quarterback entrega a bola a um companheiro para que ele a carregue o mais longe possível. No passe, o quarterback procura algum recebedor aberto e lança a bola. A defesa tem objetivo de impedir o avança adversário.
Pontuação
Há quatro formas