Futebol americano no brasil
é um desporto de equipe e de contato que surgiu de uma variação do rugby e que recompensa a velocidade, agilidade, capacidade tática e força bruta dos jogadores que se empurram, bloqueiam e perseguem uns aos outros, tentando fazer avançar uma bola em território inimigo durante uma hora de tempo de jogo, que se transforma em três ou quatro de tempo real. É frequente ver no futebol americano uma metáfora para aguerra, com muita violência pessoal a ter lugar dentro do campo, com jogadores pesando 150 kg ou mais a empurrar-se mutuamente com cada grama do seu peso, e com uma linha de frente claramente definida, que se move para trás e para a frente ao longo do campo, separando as equipes de ataque e defesa.
Popularidade no Brasil
A primeira transmissão televisiva do futebol americano na América do Sul foi em 1969 pela TV Tupi, as transmissões não eram ao vivo, o canal recebia a gravação dos jogos daCBS. As transmissões eram narradas por Walter Silva, logo na primeira transmisão ele pediu ajuda aos telespectadores que conheciam do esporte, na outra semana os jogos já estavam sendo comentados pelo norte-americano Thomas Noonan.
Após isso o esporte só iria voltar a ter transmissões ao vivo na década de 1990, pela Rede Bandeirantes, do Campeonato de Futebol Americano dos Estados Unidos entre 1994 a 1998. Atualmente o canal ESPN transmite os jogos da temporada NFL de domingo e segunda-feira e o canal aberto Esporte Interativo transmite os jogos às quintas e dois jogos no domingo. A ESPN transmite os jogos de horário nobre dos Estados Unidos, ou seja, o Sunday Night Football (aos domingos, 8:00 ET) e o Monday Night Football (às segundas, 8:30 ET). O BandSports possuia os direitos de transmissão das partidas de transmissão regional nos Estados Unidos, nos horários de 1:00 ET e 4:15 ET, sendo ET o horário da costa leste americana, ou seja, - 4 GMT. Mas em agosto de 2011, o contrato do canal com a liga encerrou-se e não foi renovado, garantindo