fusão
LIDAR COM O MAIOR PATRIMÔNIO DAS EMPRESAS DURANTE A
MUDANÇA?
RESUMO
Desde a década de 90, os processos de fusão e aquisição têm crescido constantemente no Brasil. Com a competitividade no mercado globalizado, as empresas sentem a necessidades de se unificarem por meio da fusão ou aquisições de empresas de menor porte. Nesse sentindo a integração das empresas tem se tornado um grande desafio para a gestão de pessoas, com suas culturas organizacionais individuais, que, quando juntas, geram conflitos pessoas e profissionais e podem desestabilizar o clima organizacional. Esse contexto proporciona aos líderes a oportunidade de usar suas habilidades para facilitar o processo de transformação. A pesquisa tem o objetivo de identificar os impactos causados pelos processos de F&A nas empresas, buscando alternativas de minimizá-los através da gestão de pessoas. Essa pesquisa se torna de grande importância para a atual situação em um sistema globalizado, onde as mudanças são constantes e o mercado é cada vez mais disputado por empresas que buscam ganhar competitividade. Dessa forma, entender como lidar pessoas nos processos de F&A torna-se um desafio primordial. A pergunta base do trabalho é: Como os líderes nesse processo podem ser ferramenta facilitadora para a gestão de conflitos? A metodologia utilizada é de pesquisa bibliográfica.
INTRODUÇÃO
COM a nova economia e a globalização surge uma nova realidade. Cada vez mais há menos “espaço” para os mais pequenos, para os menos poderosos.
Aquisições e fusões são cada vez mais constantes para que as empresas possam encarar as características da globalização, recorrente da nova economia e da abertura de fronteiras a nível económico.
O tema do caso investigado, que incide nas consequências a nível da comunicação interna em empresas de atividade seguradora, das mais representativas enquanto alvo de fusão, tem como fim apurar os resultados em termos humanos