fusão e fissao
imagem
Já nas misturas azeotrópicas e nas sem ponto de fusão e ebulição constante, a energia se distribui entre diminuir a energia potencial e aumentar a energia cinética. Observando o diagrama genérico de fusão:
imagem
Para que a fusão ocorra, a energia recebida pelo sistema deve ser suficientemente grande para suprir uma variação negativa da energia potencial e, no caso daqueles sem fusão constante, uma variação positiva da energia cinética das moléculas capaz de enfraquecer a atração eletrostática de umas sobre as outras, permitindo um raio médio variando dentro de certos limites, sem a separação total entre elas, o qual corresponde à propriedade da fluidez de um líquido.
imagem
imagem
A fissão nuclear é uma reação que ocorre no núcleo de um átomo. Geralmente o núcleo pesado é atingido por um nêutron, que, após a colisão, libera uma imensa quantidade de energia. No processo de fissão de um átomo, a cada colisão são liberados novos nêutrons. Os novos nêutrons colidirão com novos núcleos, provocando a fissão sucessiva de outros núcleos e estabelecendo, então, uma reação que denominamos reação em cadeia.
Um parâmetro importante para analisar a estabilidade de um