Fusão e Ebulição
Objetivos: observar com clareza o processo de mudança do estado da água e de sua temperatura.
Material: haste suporte universal tela de amianto tripé termômetro bécker gelo água (temperatura ambiente)
Procedimentos: Primeiramente a professora Nádia nos deu as instruções de como marcar a temperatura apresentada no termômetro após um determinado tempo. No meu caso, eu marquei de dois em dois minutos, assim havia um período para que houvesse mudança. No experimento foi usado dois béckers: um com água no estado líquido e temperatura ambiente sendo aquecido, sofrendo ebulição. O outro com gelo derretendo, sofrendo assim, fusão. Durante o processo, fizemos perguntas sobre os resultados `a professora. Depois de determinados minutos, fizemos um gráfico representando as temperaturas marcadas em cada bécker.
Resultados:
Conclusão: A partir do experimento percebemos que a temperatura está implícita na mudança de estados da água. No ponto de fusão, a temperatura abaixa e permanece igual ate o gelo derreter por completo. Em estado liquido a temperatura dessa água aumentaria até ficar na temperatura ambiente. Já no ponto de ebulição, a água em estado liquído esquenta até evaporar. É possível ver bolhas quando a temperatura é muito grande, mas a transformação em estado gasoso pode ocorrer sem que nós percebemos.
Outros:
Que fatores interferem na mudança de estado físico da água?
Os principais fatores que interferem na mudança de estado físico são a temperatura e a pressão.
PELA TEMPERATURA
Estado Sólido: Se a temperatura aumentar irá acontecer a fusão ( como podemos ver no gráfico), e se a temperatura diminuir ira ficar no mesmo estado.
Estado Líquido: Se a temperatura aumentar irá acontecer a vaporização(como podemos ver no gráfico), e se a temperatura diminuir irá acontecer a