Fusão e Aquisição
No presente estudo tenta-se, de maneira clara e objetiva, apresentar um texto coeso para um melhor entendimento da fusão entre as empresas Sadia e Perdigão, enfatizando o mercado alimentício que é de grande importância para o consumidor.
O grande desafio do trabalho é tentar informar de uma maneira geral do quão importante foi à fusão das duas maiores empresas do ramo alimentício onde, a partir do ano de 2011, deu-se mais ênfase na marca Brasil Foods, criando assim a maior produtora de alimentos processados do país.
A razão de uma pesquisa como esta consiste em deixar acessível às pessoas que tenham interesse pelo tema, dado que entende-se que se pode contribuir de alguma forma com consumidores, ou simplesmente tentar sanar dúvidas e informar pessoas leigas ao assunto.
Sendo assim, este trabalho visa estimular o conhecimento de um assunto muito importante para todos, haja vista a relevância para o consumidor, sobretudo, em seu dia-a-dia, onde o contato com as empresas são constantes. O trabalho tem como finalidade apresentar reportagens e pesquisas relacionadas à fusão da Sadia e Perdigão, encontrados em diferentes fontes bibliográficas.
1. Fusão
É a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma nova sociedade, que lhe sucederá em todos os direitos e obrigações (lei nº 6.404/76, art.228).
Exemplo de fusão de empresas:
As empresas A, B e C pertencem à família Siqueira, tradicionais empresários do Sul do Brasil. Com base em um trabalho de consultoria, os proprietários resolvem unificar as empresas , visando principalmente à redução de custos administrativos com um único comando e aumentar a competitividade com a sinergia resultante.
Como demonstrado pelo esquema a seguir, as empresas A, B e C são extintas, sendo criada a Empresa D, que assumirá todos os ativos e passivos das três empresas.
EMPRESA A + EMPRESA B + EMPRESA C = EMPRESA E
1.1 Operacionalização
Apresentam-se, a seguir, os