FURB
Professora: Ana Cristina Baruffi
Disciplina: Direito Empresarial
Acadêmicos: André Elias Viero e Brenda Przygoda
Curso: Administração 2ª fase – 2015/1
Análise do filme: Si Puo Fare
1º Adesão voluntária e livre: No início da cooperativa Sr. Nello analisa os sócios, suas características, assim os atribuiu com uma função para cada um. Por exemplo: telefonista, diretor, montadores, motorista.
2º Gestão democrática: No filme Sr. Nello convoca uma assembléia onde cada cooperado faz um voto dentre duas opções: Assistência e Mercado. Depois da votação, onde Mercado ganhou a maior quantidade de votos, começam a levantar sugestões de mercado de trabalho. O serviço mais votado foi trabalhar com Parquet.
3º Participação econômica dos membros: Sr. Nello percebe a grande procura pelo serviço de Parquet da Cooperativa 180, o mesmo conseguiu um trabalho em Paris, mas para atender o cliente os sócios deveriam abrir mão dos salários para aquisição de maquinário.
4º Autonomia e independência: A democracia é muito bem representada no filme, em todas as decisões sempre é convocada uma reunião com a idéia de ter votação dos sócios, e a votação final é levada a rigor até mesmo quando a vontade do Sr. Nello não acontece.
5º Educação, formação e informação: Sr. Nello encoraja a todos e principalmente ao Sr Fabio, o estudo para adquirir novos conhecimentos em áreas de finanças para gerir a empresa.
6º Intercooperação: No meio de uma obra os sócios se organizam por conta própria para dar continuidade no serviço. Mesmo que demoraram a se organizar o serviço ficou pronto no prazo e além de tudo aproveitaram as sobras de Parquet e se destacaram pelo diferencial do mosaico.
7º Interesse pela comunidade: A locação de um imóvel longe do “hospício”, compra de moveis novos, limpeza e organização do novo local de trabalho e “casa” tudo anteriormente decidido com votos, a busca por novos funcionários com o mesmo problema que eles.