Furadeira pneumática
Devesse usar óculos para manusear esta ferramenta.
Usar ferramentas pneumáticas ao invés das elétricas, muitas vezes é uma vantagem, pois as pneumáticas não esquentam durante o trabalho, enquanto as elétricas pelo contrário aquecem-se. É uma vantagem também porque são muito mais seguras, pois o ar comprimido é livre de problemas em relação ao fogo, explosão e riscos elétricos. Até mesmo de baixo d’água as ferramentas pneumáticas podem ser operadas, se devidamente equipadas e vedadas. As ferramentas e as peças podem sofrer sobrecargas sem danificarem-se, por isso, elas são consideradas à prova de sobrecarga por consumo excessivo, se a rede de fornecimento cair por muito tempo, o trabalho não poderá mais ser executado, porém, não vai ter nenhum dano a rede, à ferramenta ou às suas peças.
Utiliza normalmente a pressão de ar para funcionamento de 6 bar, e consome cerca de 200 a 1.500 l/min de ar, sua faixa de potência mais comum varia de 200 a 700 watts, e tem sua variação de velocidade entre 400 a 6.000 RPM.
Existem as furadeiras de tipo reto, que são utilizadas para perfurações de pequenos diâmetros e em casos que ocorrem dificilmente. Outro tipo de furadeira pneumática é a de tipo pistola que é a mais usada, elas geralmente são equipadas com uma ou duas velocidades fixas, sendo assim elas tornam-se mais versáteis, quando é utilizado um engrenamento planetário na furadeira é proporcionado uma maior durabilidade.
Um exemplo de furadeira pneumática é a GP-836C que possui a capacidade do mandril de ½”,rotação máxima de 800 rpm, pressão de trabalho de 90 psi, consumo de ar de 13,5 pcm (382,32 l/min), com sistema de planetário para maior durabilidade da furadeira.
Referências
Por laurasab2; http://pt.scribd.com/doc/47318266/975-ManualPneumatica-SPW
Por GISON; http://www.gisonbrasil.com.br/furadeira-pneumatica.php
Por GISON; http://www.gisonbrasil.com.br/produtos/categoria/cod/1002